Idade Média

12 maio 2010

Por quê a França teve um papel tão central na Idade Média?

Filed under: Uncategorized — idademedia @ 7:55

O povo franco foi o primeiro a se batizar em bloco. Seu rei Clóvis converteu-se após a aparição miraculosa de uma Cruz no céu durante a batalha de Tolbiac que, antes do milagre, encaminhava-se para um desastre.

Quando o bispo São Remígio pregava a Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo ao bárbaro Clóvis e seus homens, estes batiam suas lanças no chão e o rei exclamava “Ah! Se eu tivesse estado lá com meus francos!”

São Remígio batizou Clóvis em Reims.

Na hora de se aproximar à pia batismal, o rei perguntou maravilhado: “Meu pai, isto já é o Céu?”.

Na hora de São Remígio ungi-lo rei, uma pomba trouxe um santo e misterioso óleo. Com esse óleo foram sagrados os reis legítimos da França até o século XIX inclusive.

A França católica é a “filha primogênita da Igreja”.

Os Papas reconheceram este singular privilégio. Por ocasião do decreto dos milagres de Santa Joana de Arco, São Pio X fez seus os elogios expressos por seu antecessor Gregório IX em carta ao rei São Luis IX:

“Deus ao qual obedecem as legiões celestes, tendo estabelecido aqui embaixo reinos diferentes de acordo com as diversidades de lugar e de climas, tem conferido a muitos governos missões especiais para o cumprimento dos seus desígnios.

“E como outrora preferiu a tribo de Judá de entre os outros filhos de Jacó, e a dotou de bênçãos especiais, assim elegeu a França, preferindo-a de entre todas as outras nações da terra, para a proteção da Fé católica e para a defesa da liberdade religiosa.

“Por isto, a França é o reino do próprio Deus, e os inimigos da França são os inimigos de Cristo”.

Desejaria receber atualizações instantâneas e gratuitas de “Idade Média * Glória da Idade Média” em meu email

CRUZADAS CASTELOS CATEDRAIS HEROIS ORAÇÕES CONTOS CIDADE SIMBOLOS

AS CRUZADASCASTELOS MEDIEVAISCATEDRAIS MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

Anúncios

4 Comentários »

  1. Sinto-me um privilegiado ao receber esses e-mails tão importantes para minha curiosidade. É muito dificil para pessoas leigas alcançar facilmente essas informações, mesmo hoje na maravilha da Internet. Por isso sou-lhes muito grato por todas as informações que me t~em privilegiado, Muito obrigado.

    AGSantana

    Comentário por ANTONIO GUILHERME DE SANTANA — 13 maio 2010 @ 17:36 | Responder

  2. Ao ler este comentário transportei-me para mais de 40 anos atras, quando na IBM encontrei um colega, técnico como eu, e passei a admira-lo tanto pela sua cultura e gosto pela literatua historica, bela e rica, a partir da idade média. Seu nome AGSantana, vulgo “LEGAL” não sei se é o mesmo, mas espero que se confirmado ele entrará em contato pelo meu email, pois ultimamente ja aposentado eu lembro e tento reencontra-lo, pois os bons amigos sempre deixam um vazio, e a vontade de continuar mais próxima a a amizade sicera, hoje tão rara. De alguns anos para ca ele estava na empresa Gráfica da Bahia, porem ja tentei localiza-lo por listas telefonicas, endereços, amigos e nada. Espero que esta mensagem seja lida por ele oualgum amigo e tenha um retorno feliz.

    Comentário por Ramon Leondy Santana — 12 julho 2010 @ 18:29 | Responder

  3. Guilerme ( LEGAL) entre em contato comigo.

    Comentário por Ramon Leondy Santana — 12 julho 2010 @ 18:31 | Responder

  4. Guilerme entre em contato com e:mail ramonleondy@bol.com.br

    Comentário por Ramon Leondy Santana — 12 julho 2010 @ 18:34 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: